Temas
Planejando a gravidez
Gravidez
Maternidade
Creche e Educação
Depressão Pós-parto
Endometriose
Minha História
Parto e Pós-Parto
Amamentação
Desenvolvimento Infantil
Fertilidade Masculina
Alimentação do Bebê
Enxoval e Festas
Saúde do Bebê
Variedades
Hormônios
Ovários Policísticos
Mulher e Adolescência
Blog e Promoções
Sono e Rotina do Bebê
Meu outro Blog
Página Principal


Os meus Atalhos
Utilidades (calculadoras, testes...)




Blog Da Fertilidade à Maternidade!

E-familynet.com Ticker
Blog Da Fertilidade à Maternidade!


[20/11 17:57]
Teste de Ovulação: Saiba identificar os dias mais férteis para engravidar!

O teste de ovulação é um importante aliado quando a mulher deseja engravidar, com este texto pretende-se esclarecer algumas dúvidas sobre o teste de ovulação. E ainda ensinar como fazer o teste da ovulação. Quando é meu período fértil? Eu quero engravidar, quando acontece a ovulação? Como posso saber a data certa que ocorre minha ovulação? São algumas perguntas que tentaremos esclarecer neste texto. O teste da ovulação é útil, mas é necessário entender o processo chamado ciclo menstrual para saber aproveitar as informações que o teste irá lhe oferecer.

Ovulação e ciclo menstrual

A ovulação é um acontecimento que normalmente ocorre todo mês no organismo da mulher, onde ovário libera o óvulo (ovulação – devido ao aumento do hormônio LH), entrando, a partir deste momento em período fértil, estando desta forma propensa a engravidar caso tenha relação onde este óvulo possa entrar em contato com o espermatozóide.

É importante saber a duração do seu ciclo menstrual. Por exemplo, se a menstruação “veio para você” dia 5, devemos considerar que dia 5 foi o primeiro dia do ciclo menstrual. E quando termina o ciclo menstrual? Simples, se no outro mês a menstruação iniciar dia 3, conseqüentemente o ciclo anterior terminou dia 2, portanto esta mulher tem um ciclo de 28 dias. Se tiver um ciclo desregulado é necessário fazer um cálculo aproximado usando os últimos ciclos para ter um valor médio de dias do ciclo menstrual.

Depois que soubermos qual é a quantidade de dias do ciclo menstrual (ou uma média), vai ficar mais fácil entendermos e sabermos usar o kit para o teste de ovulação.

Os Hormônios

Os hormônios FSH e LH provenientes da glândula pituitária (no cérebro) influenciam o ovário para que ocorra a ovulação, e os hormônios ovarianos, estrógeno e progesterona influenciam os órgãos reprodutivos.

Normalmente no ciclo menstrual o hormônio Luteinizante (LH) se mantém abaixo de 20 mUL/ml, quando por volta de 14 dias antes do início de um novo ciclo, o hormônio LH aumenta consideravelmente, esta fase é a chamada “onda LH”. É neste momento que ocorre a liberação do óvulo, um ou mais, do ovário. Depois de 2 a 3 dias da ovulação onde ocorreu o pico máximo a onda LH retorna aos valores normais até que em um novo ciclo volte a elevar-se.

Quando Começar a Fazer o Teste?

Pronto, entendido até aqui, é hora de realizarmos o teste da ovulação para descobrir o período em que há melhores condições para obter sucesso e a fecundação ocorra. O teste vai definir o momento mais provável da ovulação.

Saber o dia certo para começar a coletar a urina para fazer o teste de ovulação é muito importante, para melhor visualizar e definir o dia, a tabela ao lado pode ajudar, depois de saber a duração do ciclo menstrual. Na primeira coluna temos os dias de duração do ciclo (explicado acima), na segunda coluna, veja os dias do ciclo para começar os testes. Por exemplo, se a duração do seu ciclo for de 28 dias (coluna esquerda) o dia ideal para começar a fazer os testes é o dia 12 (coluna da direita), ou seja, no décimo segundo dia do início da menstruação irá começar a fazer o primeiro teste, até que o resultado seja positivo (ver abaixo como fazer) e depois de 24 a 48 h irá acontecer a ovulação.

Como proceder para realizar o teste de ovulação

Geralmente os kits reagentes existentes no mercado possuem cinco tiras reagentes usadas para fazer o teste em cinco dias consecutivos.

Determinar um horário para realização do teste durante os cinco dias, de preferência no início da manhã, antes que se tome muita água para não tornar a urina muito diluída, coletando em um recipiente limpo (pode ser um recipiente qualquer que você tenha em casa, mas deve estar bem limpo e seco). Normalmente dentro dos kits reagentes comprados na farmácia possuem um recipiente para onde deve ser transferida a urina, depois a fita reativa que também está no kit, deve ser mergulhada na urina, até a marca indicada (respeitar o limite), 2 a 3 minutos depois ver o resultado do teste.

Se formar uma linha colorida na posição “teste” o resultado é positivo, se não desenvolver nenhuma coloração o teste é negativo. Caso positivo a ovulação ocorre normalmente 24-48 horas, mais freqüente dentro de 36 h . Por isso é importante fazer o teste no mesmo horário todo dia, desta forma poderá estar preparada para que a ovulação ocorra. Resultado lido depois de cinco minutos não tem valor.

Sabemos que a ovulação poderá ser irregular, dependendo do estado emocional da mulher ou nível de estresse, assim a ovulação pode não ocorrer sempre neste mesmo dia que foi detectado, nos próximos ciclos menstruais, por isso deverá repetir o procedimento.

———–

Quais são as limitações deste teste?
Este teste só funciona corretamente se os procedimentos forem seguidos conforme indicado nas bulas dos kits, com um nível de segurança de 98%, lembrando que não deve ser usado como um método anticoncepcional.

Consulte sempre seu médico.

Fonte: http://www.plugbr.net/


Quanto ao Resultado

Positivo
O seu resultado é positivo se a linha de teste for da mesma cor ou mais forte que a linha controle. Se tiver relação sexual nas próximas 24 a 36 horas, tem maior chance de ficar grávida.

Negativo
O seu resultado é negativo se a linha de teste não tiver a mesma cor ou for mais fraca que a linha controle. Repita o teste todos os dias até obter um resultado positivo.


Trackbacks

TRACKBACK URL: http://www.e-familyblog.com/trackback/13096

Comentários
Meu periodo fertil
olá Alê, gostaria de saber qual o periodo fertil, pois quero muito engravidar. Mas tem um problema o meu ciclo é desregular, como calcular com base nas datas que menstruei. são elas: 02/12,13/01,04/02 e a ultima agora 13/03. pode me ajudar a calcular? desde já agradecida.
Escrito por: | 24/03 16:50

Gravidez
Estou tentando engravidar, e o médico me deu estrofem 2m , mas fiquei comuma dúvida, tenho que esperar amenstruação vir para começar a tomar ou não já posso começar tomar?
Escrito por: Michele | 11/02 19:45

re: Esclarecimentos
Querida, só por esses exames não dá pra avaliar a causa, a princípio estão normais. vc precisa fazer outros exames como progesterona e ultrassom pra avaliar. Bj, Alê
Escrito por: | 08/02 10:12

Esclarecimentos
Bom dia! Gostaria de tirar as seguintes dúvidas, parei de tomar o anticoncepcional em agosto, e estava mestruando mensalmente, fiquei mestruada pela última vez em outubro e desde de novembro não mestruo e fiz o exame de LH deu 8,60 mUI/ml, FSH 5,89 mIU/ml e Prolactina 7,8 ng/ml, estou tentando marcar com meu ginecologista e não consigo. Estou muito ansiosa, será que alguém pode me ajudar. Grata
Escrito por: Concileide Nascimento | 05/02 14:06

re: ovulação
Oi Miriam, sim, com certeza vc pode ovular e não engravidar, aliás é o mais comum de acontecer. As chances de gravidez, mesmo que vc ovule e não tenha nenhum problema são de 20% ao mês de conseguir engravidar. O indutor não altera o teste de ovulaão não. Dá uma lida nessas informações que podem te ajudar http://anunes.e-familyblog.com/note/1661 Bj, Alê
Escrito por: | 21/01 12:54

ovulação
Oi Alê! Estou com uma dúvida enorme, espero que vc possa me auxiliar.Minha menstruação veio dia 02/01, no dia 06/01 comecei a tomar indux até o dia 10/01. Dia 14/01, ao meio dia, fiz o primeiro teste de ovulação e deu negativo pois apareceu só a linha de controle, dias 15,16 e 17 apareceu a linha de controle e outra do teste, as duas da mesma cor ( acho que deu positivo), e no dia 18/01 só apareceu a linha de controle novamente. Treinamos nesses dias mas acho que não engravidei. Minha dúvida é: é possível não engravidar mesmo ovulando, ou foi o indux que alterou o resultado do teste? obrigada
Escrito por: mirian | 21/01 11:46

re: Boa tarde
Oi Dayse, vc exames hormonais (fsh, lh, estradiol, prolactina, progesterona, tsh, t3, t4), ultrassom, hepatite, toxoplasmose, rubéola, clamídia, hiv, ele um espermograma. Bj, Alê
Escrito por: | 06/01 10:48

Boa tarde
Quais os exames que eu e meu parceiro podemos fazer para saber se podemos ter filho
Escrito por: dayse | 05/01 15:10

Tentando engravidar
Vou voltar na médica esta semana para ver direitinho como anda este tratamento. Obrigada
Escrito por: rachel Bemfica | 30/11 12:11

re: Tentando engravidar
Oi Rachel, é muito importante ter certeza se vc está ovulando, se vc já fez 5 ciclos e não ovulou, sinal q o indutor não é um bom tratamento pra vc. Se vc não ovular nesse ciclo não é indicado que continue usando, o melhor é procurar um especialista pra uma avaliação. Bjs, Alê
Escrito por: | 29/11 12:09

Tentando engravidar
Alê...gostaria de agradecer pelo carinho de responder. Muito obrigada mesmo!!!!
Escrito por: Rachel | 27/11 18:34

Tentando engravidar
Oi, ALê... bom eu estou um pouco confusa com este tratamento, pois com o uso do clomid na ultima US deu folículo de 7mm e a médica disse que não estava bom. Este mês fiz US no 15 dia e agora existem os tais foliculos de 9,5mm porém o endométrico está 4,7mm. Ela disse que ainda não está bom...mas será que por eu ter um ciclo de 39 dias ele ainda não possam evoluir???? Bom realmente não sei se estou ovulando.
Escrito por: Rachel | 27/11 18:23

re: Tentando engravidar
Oi Rachel, eu acho q tem chances sim, se na tua próxima ultra eles tiverem evoluído um pouco mais. Mas deixa eu entender, nos outros ciclos q vc tomou o clomid vc ovulou? Bjs, Alê
Escrito por: | 27/11 16:16

Tentando engravidar
Oi...gostaria muito de uma opinião sobre o meu caso. Bom estou no meu 5 ciclo com clomid e hoje fiz US no 15 dia e o resultado foram vários folículos de 9,5mm e um endométrio de 4,7. Na US quando estava no 12 dia o resultado foi muito parecido 9,5mm e um endométrio de 4,2. Minha pergunta é se eles se desenvolveram tão pouco em 03 dias será que poderá ter progresso daqui para frente??? A minha médica falou que devido ao meu ciclo ser longo (39 dias) que provalvel sim.Beijos, Rachel
Escrito por: rachel Bemfica | 27/11 12:31

oi
Oi Ale...obrigado mesmo, vc tem me ajudado bastante, amanha completa 10 dias, mas tenho medo de me decepcionar DENOVO...bjsTo medindo a temperatura, ja fazem 11 dia q esta alta...ainda faltam 6...Deus nos abençoe.Amém.Bj
Escrito por: Fran | 24/11 15:48

re:
Oi querida, obrigada, que bom que o blog está te ajudando, pois realmente é uma fase de muita ansiedade e toda a informação ajuda. Bjs, Alê
Escrito por: | 24/11 12:58

re: Dúvidas
Oi Fran, agora que deve estar regulando, vc está apenas no 2o ciclo, ainda não dá pra saber de quantos dias deve ser teu ciclo, só depois de 3 ciclos consecutivos que dá pra saber. Mas se a menstruação não descer em até 10 dias após vc para o remédio faça um exame. Bj, Alê
Escrito por: | 24/11 11:19


Oi Alê, Primeiro gostaria de agradecer o tamanho carinho que dispõe eslcarecendo com tanta paciência essas futuras e ansiosas mamães...Sou uma delas, tenho SOP e estou no 1º ciclo de serophene...e lendo aqui todas as suas dicas e valiosas informações...Beijos
Escrito por: Kêkê | 23/11 20:25

re: INFORMAÇÃO E AJUDA!!!!!!!
Oi querida, fazem quantos dias da tua inserminação? Se já fazem mais de 17 dias, pode ter acontecido de ser pela progesterona que a menstruação não está descendo, de vc não ter ovulado e ter formado um cisto, o endométrio estar muito fino (o que é pouco provável já q vc está usando utrogestan), bom pra avaliar além de um novo beta o médico pode te pedir um ultrassom. Bjs, Alê
Escrito por: | 23/11 15:07

INFORMAÇÃO E AJUDA!!!!!!!
Alê... tenho recorrido ao teu blog para tirar um monte de dúvidas e tem sido ótimo, mas agora uma particular minha. Minha última Monstra foi em 18/10 e meu período fértil 30/10 - 01/11, tanto que fiz a Inseminação (1ºvez) no dia 30. Por recomendação médica estou tomando desde então Ultrogestan (progestorena) e Estrofem (estradiol) Na segunda feira passada fiz um Beta e deu negativo (minha amiga que fez a inseminação no mesmo dia que eu deu positivo) fiquei super chateada mas em enfim... aí fica aquela preocupação, ao menor sintoma ir ao banheiro pra ver se a monstra chegou...Bom repetimos o exame na quinta o meu negativo de novo e o dela positivissímo!! Tenho anotado todos os meus ciclos com mais de um ano para trás e vi que nos últimos 5 meses (com excessão de um que tomei cicloprymogina)todos tiveram 32 dias, comentei isso com o médico na quinta feira e ele disse que então devíamos realmente esperar e repetir os exames na próxima semana. Só que não aguentei e hoje comprei um teste de farmácia e..!? NEGATIVO de novo... :( Não sei mais o que pensar e qual atitude tomar. Amanhã vou falar com o médico novamente, mas pelas contas estou "bem atrasada" e nada!!! Nem a monstra chegar e nem o resultado dar positivo. Me dá uma possível explicação baseada na sua experiência se isso tiver uma explicação.
Escrito por: Kell | 23/11 0:35

Dúvidas
Eu denovo, td bem com vc?? É o seguinte,como ja te disse estou tomando duphaston, 2º ciclo e tal..mes passado parei de tomar os 10 comprimidos indicados do ciclo, logo após tres dias veio a monstra, esse mes, acho q vai desregulat td denovo, parei de tomar duphaston dia 14, hj ja é dia 22 e nada de monstra...sinto umas colicas q vem e vão, parece q logo vai aparecer a dita e nada...Fiz um exame de farmacia confirme no dia 18, deu negativo...Será q vai desregular???Bj
Escrito por: Fran | 22/11 17:39

re: quero ser mae
Oi querida, o resultado dele está bem alterado, as chances são baixas de gravidez. ele precisa procurar um urologista pra uma avaliação. Bj, Alê
Escrito por: | 22/11 13:45

re: quero ser mae
Oi Clair, pois é querida, nem sempre é como a gente imagina q vai acontecer. Mas vc já consultou o médico, fez exames, já confirmou se ovula normalmente, e está tomando ácido fólico? A ansiedade tb pode atrapalhar bastante. Vc está tentando a quanto tempo? Bj, Alê
Escrito por: | 22/11 13:41

espermograma alterado
ESPERMOGRAMA CARACTERES GERAIS Volume...........................: 3,7 mL 2,0 a 5,0 pH...............................: 7,9 7,2 a 8,0 Aspecto..........................: Opaco leitoso Opaco leitoso Liquefação secundária............:48 min. até 60 minutos Aparência...................: NORMAL Viscosidade.......: AUMENTADA Abstinência prévia...............:5 dias EXAMES DA VITALIDADE Espermatozóides vivos............: 25% Aglutinação.......: NÃO Células germinais imaturas (pcga): 1 Leucócitos (pcga)................: 0 Hemácias (pcga)...: 0 EXAMES BIOQUÍMICOS Frutose..........................:201 mg/dl Normal: 200 - 400 mg/dl ESPERMOGRAMA AUTOMATIZADO - Analizador Automático da Qualidade do S êmen SQA IIB Espermatozóides por ml (CET).....: 1.000.000 Espermatozóides no vol. ejaculado: 3.700.000 Porcentagem de motilidade normal.: 2 % Porcentagem de morfologia normal.: 7 % TMSC..:< 100.000 /ml Concentração Total dos Espermatozóides Móveis - motilidade normal TFSC..:< 100.000 /ml Concentração Total dos Espermatozóides Funcionais - motilidade e morfologia normais SMI...:< 10 Unidades Índice de Motilidade do Sêmen INTERPRETAÇÃO GRAU CET(Milhões/ml) Motilidade normal(%) Morfologia normal(%) TMSC(milhões/ml) TFSC(milhões/ml) SMI(unidades) BOM > 60 > 50 > 30 > 26 > 13 > 160 MÉDIO 20 - 60 30 - 50 20 - 30 10 - 26 3 - 13 80 - 160 BAIXO 0 - 20 0 - 30 0 - 20 0 - 10 0 - 3 < 80 ASPECTOS DA MORFOLOGIA ESTRITA Espermatozóides normais............: 7,0% Alterações da cabeça...............:59,0% Alterações da peça intermediária...:22,0% Alterações da cauda................:12,0 OLÁ ALÊ BOA TARDE ,ESSE É O RESULTADO DO ESPERMOGRAMA DO MEU MARIDO,SERÁ QUE VOU TER UM FILHO DELE?ESTOU DESESPERADA,POR FAVOR ME AJUDE..ABRAÇOS mais uma pergunta,estou com a minha prolactina alta,41,0.será que é por isso que não estou conseguindo engravidar?Tenho 30 anos e já tenho 1 filho de 13 anos e faz 1 ano que estamos tentando ter mais 1 filho...obrigada....
Escrito por: aline | 21/11 14:59

quero ser mae
tenho feito tudo certinho;porem ate agora ainda nao consegui engravidar. ja estou acreditando q pode ser emocional pois tenho me descontrolado facil e chorado muito.
Escrito por: clair anziliero de mello | 21/11 13:36


* Os comentários foram desativados devido a um problema no sistema! Se quiser entrar em contato envie uma mensagem para nossa Página no Facebook, ou por e-mail anunesbf@gmail.com. :)



* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Blog Da Fertilidade à Maternidade no Facebook!



Link-Me!


Parceiros:
* Se vc quer entrar nesse painel, entre em contado!

Da Fertilidade à Maternidade no Facebook



FeedSearch - Feeds RSS e Atom
A service of e-familyblog.com, powered by E-familynet Networks