E-familyblog
SEARCH THIS BLOG |  SEARCH ALL BLOGS |  DENOUNCE THIS BLOG |  NEXT BLOG    |  Create a Blog |  E-familyblog  


Temas
Planejando a gravidez
Gravidez
Maternidade
Creche e Educação
Depressão Pós-parto
Endometriose
Minha História
Parto e Pós-Parto
Amamentação
Desenvolvimento Infantil
Fertilidade Masculina
Alimentação do Bebê
Enxoval e Festas
Saúde do Bebê
Variedades
Hormônios
Ovários Policísticos
Mulher e Adolescência
Blog e Promoções
Sono e Rotina do Bebê
Meu outro Blog
Página Principal
Entre em Contato


Os meus Atalhos
Utilidades (calculadoras, testes...)




Blog Da Fertilidade à Maternidade!

E-familynet.com Ticker
Blog Da Fertilidade à Maternidade!


[26/03 12:36]
Indutor de Ovulação - Dúvidas Frequentes!!!

Amigas, fiz um apanhado de respostas sobre dúvidas do indutor, que acho que pode ajudar bastante, vms lá:

1- O que é indutor de ovulação? Quando é indicado?
O indutor de ovulação é uma medicação para estimular a ovulação da mulher, podendo ser a base de citrato de clomifeno, ex. Clomid, Indux, Serophene, Dufine, ou a base de gonadotrofinas - FSH e LH, ex. Gonal, Menopur 

Citrato de Clomifeno é o tipo de indução mais leve, indicado para casos de problemas ovulatórios mais simples.

Gonadotrofinas é um tipo de indução utilizado em casos de procedimentos de fertilização(FIV, ICSI, IA) e em casos de SOPs mais severos, em que a paciente não responde ao tratamento com citrato de clomifeno e metformina.

As perguntas e respostas abaixo se referem a indução com Citrato de Clomífeno especificamente:

2- Quais os efeitos do indutor?
Os sintomas variam de mulher pra mulher e de ciclo pra ciclo, os mais comuns são, dores/desconforto abdominal, inchaço, dores nos seios, gases, dor de cabeça, enjôo, azia, calores, espinhas(oleosidade da pele), atraso menstrual, corrimento escuro (em pouca quantidade) e pequenas tonturas, ou seja, os mesmos que se tem na fase pré-menstrual ou no início de uma gravidez.

Com indutor o ciclo também pode ficar um pouco mais longo, até uns 5 dias, e o fluxo tende a ser menor e mais escuro. Em alguns casos também o ciclo pode ficar mais curto, entre 2 e 4 dias.

3- O indutor altera o muco cervical? Por quê não percebo o muco com indutor?
Seus efeitos antiestrogênicos podem influenciar negativamente o endométrio e muco cervical. Ele pode fazer com que o muco diminua bastante, muitas vezes se tornando imperceptível, e fazendo com que ele sofra alterações durante todo o ciclo.

Nos 1os ciclos geralmente se nota alterações significativas, principalmente se havia problemas de anovulação, como muco elástico junto ou logo após a monstra, muco leitoso/pastoso, antes e pós período fértil.

4- Como posso saber meu Período Fértil usando indutor?
O ideal quando se usa indução é fazer o controle de ovulação com ultra-sonografia seriada transvaginal, até que os folículos atinjam um tamanho ideal (em sincronia com o endométrio – que é o tecido que reveste o interior do útero, onde ocorre a implantação do embrião)

Como nem sempre os médicos solicitam o controle com US seriada, o que particularmente acho errado, é muito importante o controle de ovulação, até para saber se teve efeito ou se tem risco de hiperstímulo, mas uma dica pra saber o Período Fértil é:

-> depois q se toma o último comprimido a ovulação deve ocorrer entre o 4 a 7, às vezes um pouquinho mais até 12 dias. É bom namorar regularmente durante todo o ciclo, e intensificar nesse período.

5- O que é US seriada?
São ecografias(ultrassom) transvaginais feitas no período fértil, geralmente com 1 ou 2 dias de intervalo, conforme o médico indica, pela evolução dos folículos. A 1a ultra é indicada pelo médico, conforme o ciclo da paciente.
Mais informações em http://anunes.e-familyblog.com/note/1508.

6- O que é um folículo dominante?
Um folículo é considerado dominante quando atinge 10mm ou mais, o que ocorre, em média, a partir do 10o dia do ciclo, mas pode variar conforme o tamanho do ciclo.

7- Qual o tamanho certo de rompimento dos folículos e do endométrio para que ocorra a ovulação?
Os folículos crescem, em média, 2mm dia e rompem entre 19 e 23mm, sem indutor. Com indutor essa faixa aumenta até 29mm, podendo atingir até um pouco mais, 35 ou 37mm.

O endométrio cresce em média 1 a 2mm dia e deve atingir entre 7 e 15mm para que haja ovulação. Também é importante que o endométrio esteja trilaminar no período da ovulação, ou seja, esteja com 3 camadas.

Isso significa:
Ovulação = folículo(s) c/tamanho de rompimento + espessura do endométrio suficiente

8- Como posso ter certeza que houve ovulação?
Se houver ovulação no ultrassom deve ser visível o corpo lúteo, que é como uma cicatriz da ovulação. Além do controle com US seriada, é importante fazer uma dosagem de progesterona a partir do 21o dia do ciclo, pois nem sempre o folículo eclode um óvulo, o que não é diferenciado apenas com a US seriada. 

9- O indutor faz efeito logo no 1o ciclo?
Nem sempre, geralmente a resposta ováriana ocorre após o 2o ciclo de indução, por isso sendo indicado um tratamento de 3 ciclos.

10- Tenho chances de engravidar logo no primeiro mês de tratamento, se demora alguns meses para conseguir?
Sim, mas na maioria das vezes a partir do 2o ou 3o ciclo. Depende muito do problema que se tem, se for apenas ovulação, as chances de gravidez são boas com até 6 ciclos de indutor.

11- Com a indução da ovulação fica mais difícil dos óvulos fecundados se fixarem, correndo maior risco de aborto, é verdade isso?
O que acontece é que, com o uso prolongado do indutor, o endométrio tende a ficar mais fino, o que então pode causar o problema da fixação ao útero, mas mesmo assim é uma coisa que pode acontecer, não é regra, e existem outras medicações, a base de estradiol e/ou progesterona, que podem ser adminstradas junto com o indutor para tentar evitar que isso não aconteça.

Por isso, é muito importante tomar só sobre prescrição e acompanhamento médico e fazer o controle com US seriada para avaliação e acompanhamento.


12- Por que alguns médicos indicam tomar no 2o e 3o dia do ciclo outros apartir do 5o?
Pelo que minha médica explicou, isso é meio como uma preferência/prática do médico, tem uns que indicam a partir do 2o, outros do 3o, outros do 5o, tipo, indicam assim pra todas as pacientes. Mas a grande diferença, que vejo, é que quando se toma antes a tendência é ovular antes, pois quando se toma o último comprimido a ovulação ocorre entre 4 a 12 dias.


Outra coisa que descobri quando comecei a me tratar com uma especialista, é que quando se toma 2 comprimidos dia (100mg), deve-se tomar os comprimidos com uma diferença de 12 hs e não os dois juntos, pois assim tem um efeito melhor.


13- Posso tomar indutor de ovulação por conta própria?
Nunca! O indutor deve sempre ser tomado com prescrição e acompanhamento médico, pois assim como pode ajudar, pode prejudicar, pode gerar cistos, disfunções hormonais, trombose, hiperestímulo, podendo levar até a perda do ovário em casos extremos, e até câncer de ovário.

O médico prescreve a dosagem e a forma de uso baseado no histórico médico da paciente, não é porque serviu pra uma pessoa que o mesmo tratamento serve para outra.

Indutor o uso indiscrimidado pode ser um grande risco!!!


14- O indutor pode alongar minha fase lútea?
Pode, entre 1 a 2 dias, mas não é regra. Fase lútea é a fase do ciclo pós ovulação até a chegada da menstruação.

15 - O indutor pode influenciar no resultado do exame de fármacia ou do beta HCG?
Não, apenas medicações a base de HCG tem esse efeito, o que não é o caso do indutor de ovulação.

16 - Indutor engorda?
Não, o indutor pode aumentar a retenção de líquidos como qualquer medicação a base de hormônios, claro que o apetite com o uso também pode aumentar, então não é o medicamento que engorda e sim nós que estamos propensas a comer mais e reter mais líquidos. Uma boa dica pra evitar a retenção de líquidos é tomar água de coco.

17 - Depois do tratamento com indutor meu ciclo pode desregular?
Sim, assim como quando paramos o AC(anticoncepcional), é normal desregular após o tratamento com indutor, pois ele também é a base de hormônios.

18 - Com indutor é normal ter muitos folículos? Posso engravidar de gêmeos/trigêmeos?
Sim, com o estímulo do indutor, é normal se ter vários folículos dominantes, o que geralmente ocorre é que um evolui e eclode e os demais acabam regredindo.
A gravidez múltipla pode ocorrer com o uso do indutor, mas não é comum. As chances de se ter dupla ovulação, sendo uma em cada ovário, geralmente é o mais comum, mas mesmo assim a chances de gêmeos é baixa.

19 - Quando devo namorar?
O período fértil com indutor ocorre, após tomar o último comprimido, entre 4 a 12 dias, então o ideal é manter treinos regulares durante o ciclo, pelo menos 3x por semana, e intensificar durante o período fértil para dia sim, dia não.

20 - Mesmo tendo tomado indutor posso não menstruar?
Pode, o indutor também age como um regulador hormonal, mas se não ocorrer a ovulação, ocorrer um cisto ou o endométrio estiver muito fino a menstruação pode não descer. E claro se vc engravidar a menstruação tb não virá.
Nesse caso o melhor é procurar o médico e fazer um beta, se der negativo, fazer um ultrassom transvaginal e um exame de progesterona, para confirmar se houve ovulação e verificar o que está acontecendo.


21 - Posso usar indutor por mais de 6 ciclos?
Não é indicado, pois aumentam as chances de cistos, hiperestímulo, trombose e até de câncer de ovário. Se foram feitos mais de 3 ciclos e não houve ovulação, mesmo com o aumento da dosagem (indicada pelo médico), então o melhor é trocar a forma de indução, pois o citrato de clomífeno mostra-se sem efeito. É importante avaliar se houve ovulação, se houve ovulação nos 3/6 ciclos e não houve gravidez, sinal que é preciso investigar outros fatores, que o problema não é, ou não é só ovulatório. Se não houve ovulação, ou houve pouca resposta ovariana, então precisa-se avaliar a dosagem, se mesmo com uma dosagem maior não houver ovulação, outras formas de indução devem ser avaliadas, pois o citrato de clomifeno não está resolvendo.
 
22 - Qual a diferença entre o clomid, indux, serophene e dufine?
O princípio ativo é o mesmo, o citrato de clomífeno, o que varia é o nome comercial, o laboratório e o preço, mas o efeito é o mesmo. O indux é o mais em conta e o serophene o mais caro.

22 - O indutor melhora a qualidade do óvulo?
Não, a única medicadação que age diretamente melhorando a qualidade do óvulo é o ácido fólico.
Na verdade o indutor pode até diminuir um pouco a qualidade, quando usado em alguém que ovula normalmente, 2o a opnião de alguns especialistas que tive contato, pois são hormônios artificiais, que forçam o organismo a agir. Então o conselho é que, se vc ovula normalmente, quanto menos medicação melhor, pois o organismo sabe a hora e o ponto de maturação certo para que ocorra a ovulação.

23- Tomei indutor mas só tenho um folículo dominante e agora?
O que importa para conseguir engravidar é ter um folículo dominante que evolua e ecloda, gerando um óvulo, claro que as chances são maiores quando se tem vários, mas às vezes tem-se vários de baixa qualidade, então é muito melhor ter um de boa/ótima qualidade. No 1o ciclo do tratamento é normal ter poucos folículos também.

24- O indutor altera a temperatura basal?
Não, pois o indutor não altera a progesterona. Ou seja, vc pode usar o método da temperatura basal normalmente, pois o indutor não influencia nas taxas de progeterona, q é o que marca a temperatura basal.

25- Quais são os riscos de má formação e de problemas de saúde para as crianças nascidas por tratamento de infertilidade/indução?
O tratamento da infertilidade/indução não provoca riscos de saúde as crianças e má formação. A incidência de malformações em crianças nascidas por tratamentos seguidos de indução da ovulação é a mesma que na população normal, ou seja, não aumenta em nada as chances.

26- Mesmo tomando indutor posso não ovular?
Sim, mesmo tomando indutor você pode não ter ovulação, por isso tb é importante um controle de ovulação. É mais comum acontecer no 1o ciclo ou em casos de anovulação mais crônicos e de ovários policísticos.

27- O indutor pode atrasar meu ciclo e eu não estar grávida?
Sim, o indutor pode alongar o ciclo em média em 2 a 5 dias. Se passar disso pode ser que vc não tenha ovulado ou o indutor tenha gerado algum cisto ou o endométrio tenha afinado muito.

28- E o que eu faço se minha menstruação atrasar mais q 5 dias?
Procure o médico e faça um beta quantitativo. O médico, se o beta for negativo, irá pedir um exame de progesterona e um ultrassom, para avaliar o que houve.

29-Tenho cólicas muito fortes, é normal?
O indutor deixa o útero e os ovários muito sensíveis, além de causar muitas contrações do útero o que pode gerar cólicas bem fortes. Se vc estiver com muitas dores antes ou no período fértil e não tiver fazendo controle de ovulação procure o médico, pois pode seu uma hiperovulação, o que pode ser bem sério.

Leia também http://anunes.e-familyblog.com/note/3120

Autora: Alessandra Nunes

Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Se quiser copiar o meu texto pra ajudar outras meninas não tem problema, acho ótimo, mas procurem colocar a fonte ou a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto pra tentar ajudar vcs. Bjs, Alê


Já curtiu nossa página no Facebook?! Passa lá é 
http://www.facebook.com/DaFertilidadeAMaternidade 

 

------------------------------------------

Mais um pouquinho de informação sobre o assunto:

- http://www.e-familynet.com/phpbb/aqui-vp594549.html

- http://www.e-familynet.com/pages.php/PT/000/citrato.htm

- http://www.fertilidadeonline.com.br/latam_brazil/treatment/Female_Treatments/index.jsp
- http://www.procriar.med.br/reprod_inducao.asp 

 


Trackbacks

TRACKBACK URL: http://www.e-familyblog.com/trackback/1505

Comentários
re: endometrico espessado e heterogeneo
Oi Samanda, depende, 1o é preciso passar por uma avaliação detalhada com o médico, pois existem vários tipos de tratamento, conforme o quadro médico e nem sempre o indutor é o mais indicado. Alê
Escrito por: | 25/02 12:30


Olá eu tenho ovário micropolicisticos e quero muito engravidar quando tem esse tipo de problema pode tomar um indutor?
Escrito por: samanta | 24/02 20:47

re: acido folico
Oi Viviane, obrigada, que bom que gostou do blog. O ácido fólico é uma vitamina importantíssima, vc pode tomar e seu marido tb, por todos esses benefícios que ele traz, como descrevi no texto. Mas se teu médico sabe que vc está tentando engravidar e não te indicou ácido fólico, olha eu te aconselho procurar um outro médico, o ácido fólico é básico e fundamental, com indicação da OMS inclusive. Alê 
Escrito por: | 29/11 15:21

re: tentando engravidar com 36 anos
Oi Raymunda, se veio a menstruação de novo enquanto ou após vc tomar o indutor, é importante conversar com teu médico para que ele avalie, pode ser que teu organismo não esteja se adaptando bem aos hormônios do indutor. Outra coisa importante, seria fazer um controle de ovulação, para ter certeza que o indutor vai ter o efeito esperado. Alê
Escrito por: | 29/11 15:06

acido folico
oi AlÊ,parabens pelo seu blog,vou começar o meu primeiro ciclo daqui a três dias,estou um pouco ansiosa.meu médico não me passou acido folico sera se eu posso tomar por conta?
Escrito por: viviane | 29/11 0:03

tentando engravidar com 36 anos
boa tarde! estou tentando engravidar meu medico receitou induz por cinco dias no 2º dia do ciclo. Fique mestruada dia 29 de outubro e vei novamente dia dia 23 de novembro tem alguma coisa errada?
Escrito por: raymunda | 28/11 14:28

re: indux
Oi, depende qual a dosagem e forma de uso que o médico te indicou, se foi 50mg, são 5 comprimidos por ciclo. Alê
Escrito por: | 25/11 16:09

indux
oi estou com uma duvida, quando eu tomar o 5 comprimido devo continuar os outros ou devo para e espera a proxima mestruaçao, para tomar os outros 5.obrigado beijo
Escrito por: malu | 23/11 19:43

re: ola
Que bom que ajudou Gisele! Obrigada e venha sempre que precisar. Alê
Escrito por: | 19/11 14:40

ola
muito bom seu blog parabens tirei bastante duvidas obrigada
Escrito por: gisele | 17/11 13:08

re: olá
Olá, geralmente quem tem SOP não ovula regularmente e isso pode dificultar muito uma gestação, então é preciso que sua amiga faça uma boa avaliação médica, mas na maioria das vezes é preciso tratar para conseguir. O tratamento depende da avaliação hormonal, mas é com medicação. Indica para ela dar uma olhda na seção de Ovários Policísticos aqui do blog, tem várias informações e dicas que vão ajudar. Alê
Escrito por: | 03/10 16:47

olá
minha amiga tem ovários micropolicistos ela consegue engravidar sem fazer tratamento?qual tratamento
Escrito por: yzabel | 02/10 18:54

re: nao tirei minhas duvidas
Oi Eliane, como tomar vc deve ver com o médico, cada um tem seu protocolo, não posso te fazer indicações sobre isso. Alê
Escrito por: | 09/09 14:47

nao tirei minhas duvidas
eu quero saber como eu devo toma antes durante ou depois da mestruaçao
Escrito por: eliane | 06/09 17:44

quero ser mãe mas uma vez
amei tudo que li me tirou inúmeras duvidas me esclareceu todas duvidas muito obrigado
Escrito por: leandra roberta do nascimento | 19/08 20:09

re: tenag remedio
Oi, o que diz na bula é  CONTRA-INDICAÇÕES: Vitex não deve ser utilizado na hiperprogesteronemia, gestação e lactação. Possivelmente o que teu médico quis dizer é que quando descobrir a gravidez vc pára de tomar. Alê
Escrito por: | 24/06 11:57

tenag remedio
minha medica me passou o TENAG e me disse que poderia tomar ele direto, mesmo se eu engravidar nesse periodo não faz mau. quero saber se tem alguma contra indicação
Escrito por: adriana de c. correia | 22/06 21:08

re: indutor por 10 dias
Oi Patrícia, que bom que o blog está te ajudando, seja muito bem vinda! Quanto a tua dúvida, já vi sim, justamente em casos de ovários policísticos/microcísticos, mas não é muito comum, acho que é uma forma de dar uma dose maior mais lentamente, como na SOP/SOMP os ovários podem responder mais lentamente, acredito que seja por isso. Tomara que no 1o ciclo vc já tenha boas notícias. bjs, Alê
Escrito por: | 13/06 19:59

indutor por 10 dias
Anunes, boa tarde, que maravilhoso seu blog.. saiba que vc ja me esclareceu muitas duvidas. Hoje estou com uma duvida que nao encontrei resposta. este é meu primeiro ciclo com indutor e o Go me passou para tomar do 5 ao 14 dia do ciclo, ou seja por 10 dias, só depois de pesquisar que descobri que ninguem toma por 10 dias, voce ja ouviu falar sobre isso ?? Ah tenho somp e estou tomando metformina, serophene, estradiol e acido folico. bjosss
Escrito por: patricia | 13/06 18:17


eu adorei saber tudo sobre o assunto,achei interessante e voce me ajudou muito,obrigada
Escrito por: patricia noguira | 03/06 16:04

re: ola e gonal
Obrigada Nara! bj, Alê<br> Deia, se vc ovulou antes, deve menstruar antes, acho que foi isso que teu médico quis dizer. Então se vc ovulou mais cedo, teu ciclo deve ser menor. Alê
Escrito por: | 08/04 18:59

gonal
Boa noite, tomei gonal por 5 dias mas so produzi 2 óvulos meu medico parou o tratamento (vou fazer uma FIV)por achar pouco ele me disse que eu menstruaria de novo em 10 a 20 dias, meu ciclo vai ser menor por causa do gonal? menstruei dia 01 e parei o remédio dia 05. obrigado
Escrito por: Deia | 07/04 23:05

ola
OI PARABENS PRA VC,QUE DEUS TE ABENÇOE E CONTINUE TE ILUMINANDO ,PRA VC AJUDA E TIRA MUITAS DUVIDAS,MUITO OBRIGADA .POR VC SER TAO ESPECIAL COM AS PESSOAS.
Escrito por: nara | 07/04 5:43


colocar um comentário
Nome:


EMail:


Título:


Comentários:

Código:




* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Blog Da Fertilidade à Maternidade no Facebook!



Link-Me!


Parceiros:
* Se vc quer entrar nesse painel, entre em contado!

Da Fertilidade à Maternidade no Facebook



FeedSearch - Feeds RSS e Atom
A service of e-familyblog.com, powered by E-familynet Networks