Temas
Planejando a gravidez
Gravidez
Maternidade
Creche e Educação
Depressão Pós-parto
Endometriose
Minha História
Parto e Pós-Parto
Amamentação
Desenvolvimento Infantil
Fertilidade Masculina
Alimentação do Bebê
Enxoval e Festas
Saúde do Bebê
Variedades
Hormônios
Ovários Policísticos
Mulher e Adolescência
Blog e Promoções
Sono e Rotina do Bebê
Meu outro Blog
Página Principal


Os meus Atalhos
Utilidades (calculadoras, testes...)




Blog Da Fertilidade à Maternidade!

E-familynet.com Ticker
Blog Da Fertilidade à Maternidade!


[13/05 14:34]
Muco Cervical e fertilidade, como funciona?!

Oi meninas, hoje vou escrever um pouco do que aprendi sobre o muco, que pode ajudar bastante quem está querendo identificar seu período fértil.

O muco cervical é uma secreção, que serve como lubrificante natural e principalmente para receber os espermatozóides, fora do período fértil dificultado a passagems, já no período fértil ajuda os espermatozóides a nadarem até as trompas para encontrar o óvulo. O muco sofre alterações durante o ciclo indicando a fase fértil ou não fértil da mulher, com isso, ele pode ser usado como método de controle de ovulação ou contracepção, sendo chamado de método de Billings.

Para fazer esse acompanhamento a mulher deve colocar um pouco de muco  no dedo indicador, pressionar com o polegar e separá-los em seguida, assim pode-se ver se o muco é mais pastoso, aguado, elástico...

A ausência de muco, indica uma fase estéril, quase não há umidade, ocorre no começo e no final do ciclo, ou seja, logo após a menstruação e antes da menstruação. Nessa fase a acidez da vagina acaba matando os espermatozóides e o cólo uterino está fechado.

O muco grosso e pastoso, figura A, pode ser branco ou amarelado, também indica a fase estéril, ele dificulta a passagem dos espermatozóides. Esse muco ao ser colocado entre os dedos, não estica.

O muco mais aquoso (ágüado), leitoso e escorregadio, figura B, indica o período pré e pós período fértil, ou seja, aparece antes do PF e logo após o PF. Quando esse muco aparece já é possível engravidar, pois o cólo uterino já apresenta uma abertura e os espermatozóides podem sobreviver até 5 dias, ou seja, se nesse período a ovulação ocorrer pode ocorrer a fertilização.

O muco elástico, gelatinoso, semelhante a clara de ovo, figura C, é o muco fértil. Quando ele aparece a ovulação pode acontecer  naquele dia ou em até 5 dias. Tem mulheres que tem um único dia, outras por vários dias, sendo que o dia de maior quantidade e em que o muco se estica mais, está mais elástico, é o dia da ovulação. Esse muco não é ácido, por isso ele facilita muito a chegada dos espermatozódes até as trompas e ainda os alimenta.

Algumas mulheres relatam ter muco fértil logo depois ou logo antes da menstruação, mas isso não quer dizer que se está ovulando, pode ser apenas uma alteração hormonal. Mas, sempre que o muco elástico aparece é bom treinar.

O muco cervical é produzido pelo estrogênio (hôrmonio), é ele que define todas as alterações do muco, por isso uma disfunção desse hormônio, ou alguma medicação que o altere, pode modificar o muco. Alguns tipos de anticoncepcionais são um exemplo de medicação que podem causar o muco elástico, bem como outras como indutores de ovulação, podem alterar o muco durante todo o ciclo ou escasseá-lo (dimuir).

Então ter muco elástico é um bom indício de ovulação, mas não é uma certeza. O ideal é fazer outro controle de ovulação em conjunto por 2 ou 3 ciclos pra ter certeza que o aparecimento do seu muco está vinculado a ovulação.

Outra observação importante, é que o estresse e a ansiedade também podem alterar o muco, visto que, podem causar alterações hormonais na mulher.

Em resumo o ciclo do muco cervical é:

1º - Fase Infértil(antes do PF): ausência de muco, muco pastoso, leitoso, muco agüado, nessa ordem.

2º - Fase Fértil(PF): muco elástico, tipo clara de ovo

3º - Fase Infértil(depois do PF, antes da menstruação): muco agüado, muco pastoso, leitoso, ausência de muco.

Autora: Alessandra Nunes

bjs,
Alê
Blog Da Fertilidade à Maternidade



Já curtiu nossa página no Facebook?! Passa lá é 
http://www.facebook.com/DaFertilidadeAMaternidade 

 

 


Trackbacks

TRACKBACK URL: http://www.e-familyblog.com/trackback/3656

Comentários
re: ovulacao ou nao
Oi Carine, não sei em que fase do ciclo vc está, mas o muco mais aguado e/ou pastoso não é o que indica ovulação. O que indica ovulação estica, se vc colocar entre os dedos ele cria fios, como na imagem C acima. Alê 
Escrito por: | 23/04 17:20

re: muco
Oi Fran, como o muco é alterado conforme as alterações hormonais, e na gravidez temos uma revolução hormonal, até pode acontecer, mas o mais comum é o muco ser mais tipo água ou então como creme hidratante, pelo menos nas minhas gestações foi assim. Alê
Escrito por: | 23/04 17:13

ovulacao ou nao
Boa tarde e eu acordei sentindo muitas dores vamos dizer cólicas leves que viam e ia embora constantemente e quando eu fui ao banheiro o meu muco tava meio aguado pastoso sem cheiro nenhum o que pode ser quero muito engravidar
Escrito por: carine | 23/04 16:14

muco
Mulher quando esta gravida tem esse tipo de muco elastico e gelatinoso?ou algum outro tipo?
Escrito por: Fran | 13/04 3:08

re: corrimento.
Oi Debora, é complicado avaliar sem conhecer mais detalhes, o corrimento se não tem cheiro nem cor forte, possivelmente é hormonal, mas sempre bom ver com teu médico. Alê
Escrito por: | 09/04 16:34

corrimento.
tomei a pilula no dia 30/03 dm ja faz uns 8 dias, que minha monsta nao vem, só que esta descendo em mim é um corrimemto amarelado, o que pode ser?
Escrito por: Debora | 08/04 23:51

re:
Com certeza Isabela, entender o que acontece com a gente é muito bom para ajudar nas tentativas. Alê
Escrito por: | 18/09 15:43


Alê, tÔ eu aqui lendo o post que você me falou. Percebi exatamente o que você relatou. No dia 07/09 (14º dia do ciclo) percebi o início do muco elástico, e ele ficou até o dia 10/09 (17º dia do ciclo. Neste dia atingiu o pico máximo. Como tenho ciclo em torno de 31 dias, em tese, a ovulação aconteceria no dia 11/09 (primeiro dia após o muco elástico chegar ao seu pico). Acho que a identificação do muco é importante, pelo menos, me tranquiliza. A informação é o maior aliado de uma mulher que tenta engravidar. Abraços!!!
Escrito por: ISABELA | 17/09 16:48

re: pf muco aquoso
Oi Alyne, é importante fazer uma avaliação da ovulação com exames, o mais comum é ter o muco elástico ou não percebê-lo, o muco aquaso é mais comum não ser fértil, o que pode ser um indício de falta de ovulação. Alê
Escrito por: | 16/07 12:32

pf muco aquoso
no meu pf em torno do 14º a 16º dia fica saindo um liquido que parece agua chega escorrer e e a calcinha ficar toda molhada mas só isso nada de muco elástico. isso e uma ovulação normal? posso esta ovulando mesmo assim? já sou tentante a 5anos. desde ja obrigado!
Escrito por: alyne | 15/07 19:49

re: Ovulando ou Não?
Oi Regina, pode acontecer algum mínimo sangramento/corrimento no período da ovulação, mas é importante confirmar com exames hormonais se realmente é essa a causa e pra ter certeza da ovulação. Alê
Escrito por: | 30/04 14:06

Ovulando ou Não?
Oi.Bem aparentemente no ápice do meu periodo fértil(dia 26) desceu um muco meio marrom.(Dia 28)E um dia depois desceu um com um sangue bem claro.(dia 30)Não está vindo mais.Será que eu estava ovulando? Minhas menstruação veio dia 10/04. Meu ciclo é de 35 Dias.
Escrito por: Regina | 30/04 7:14

re: duvidas
Oi querida, considera-se 'normal' até um ano e meio, depois disso é bem importante começar a investigar melhor, mesmo já tendo uma filha, pode acontecer problemas, aqui tem várias dicas que podem te ajudar http://anunes.e-familyblog.com/note/30218/ Alê
Escrito por: | 17/04 23:11

duvidas
Alguem por favor sabe me dizer se é normal demorar a engravidar após os 35 anos?estou tentando ha dois anos e ate agora,nada!eu sou mae,mas com me casei de novo eu e meu atuel marido sonhamos em ter nosso filho!bjos!
Escrito por: linda souza | 17/04 22:30


no dia seguinte a relaçao é normal ter muco elastico
Escrito por: carla | 11/04 21:14

re: Pilula e Muco
Oi Juliana, se vc tomou a pílula certinho, as chances de gravidez são muito baixas. Quanto ao muco, como vc tomou uma medicação hormonal não dá pra se basear por ele, pois desregula, o muco tb não é um sintoma de gravidez. Alê
Escrito por: | 10/04 18:14

Pilula e Muco
Olá, tive a relação sexual sem camisinha, e logo apos 08hrs da relação tomei a pilula do dia seguinte. Logo, depois de 1 dia e meio esta saindo esse muco gelatinoso. Isso pode ser o que? Estou gravida?
Escrito por: Juliana | 10/04 17:02

re: dores abidominais
Sim, o indutor pode causar dores, mas é importante ver com teu médico.
Escrito por: | 08/04 17:41

dores abidominais
oi tomei um indutor o clomid e agora estou com 15 dias que parei estou sentindo muita dor abdominal e normal?
Escrito por: suzi | 06/04 13:52

re: mco
Oi, com o indutor não dá pra se basear muito pelo muco, pois ele causa alterações hormonais. Mas por via das dúvidas, sempre bom namorar quando o muco aparece. Dá uma lida nesse post tem mais informações e dicas sobre o indutor http://anunes.e-familyblog.com/note/1505 bj, Alê
Escrito por: | 05/04 12:19

mco
oi estou com 13 dias da serie de clomid e hoje esta saindo um muco tipo clara de ovo será que estou no meu periodo fertil pq o clomid diz que é do 6° aõ12° dias e hoje estou no 13° mim ajdem por favor.. desde já obrigado.
Escrito por: gravidez | 04/04 23:38


* Os comentários foram desativados devido a um problema no sistema! Se quiser entrar em contato envie uma mensagem para nossa Página no Facebook, ou por e-mail anunesbf@gmail.com. :)



* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Blog Da Fertilidade à Maternidade no Facebook!



Link-Me!


Parceiros:
* Se vc quer entrar nesse painel, entre em contado!

Da Fertilidade à Maternidade no Facebook



FeedSearch - Feeds RSS e Atom
A service of e-familyblog.com, powered by E-familynet Networks