E-familyblog
SEARCH THIS BLOG |  SEARCH ALL BLOGS |  DENOUNCE THIS BLOG |  NEXT BLOG    |  Create a Blog |  E-familyblog  


Temas
Planejando a gravidez
Gravidez
Maternidade
Creche e Educação
Depressão Pós-parto
Endometriose
Minha História
Parto e Pós-Parto
Amamentação
Desenvolvimento Infantil
Fertilidade Masculina
Alimentação do Bebê
Enxoval e Festas
Saúde do Bebê
Variedades
Hormônios
Ovários Policísticos
Mulher e Adolescência
Blog e Promoções
Sono e Rotina do Bebê
Meu outro Blog
Página Principal
Entre em Contato


Os meus Atalhos
Utilidades (calculadoras, testes...)




Blog Da Fertilidade à Maternidade!

E-familynet.com Ticker
Blog Da Fertilidade à Maternidade!


[17/05 13:34]
Pólipos Uterinos

Os pólipos uterinos são tumorações benignas visível na região cervical, geralmente se desenvolve na região cervical.  Tem etiologia desconhecida. Desenvolve-se na endocervix
Admite-se que lesões traumaticas, inflamatórias hormonais(estrogenos) são agentes desencadeantes.

Quando requisitamos uma ultra-sonografia com a suspeita de visualizar pólipos, esta deve ser realizada na fase proliferativa, para não confundir com espessamento endometrial.

Podem ser únicos ou muiltiplos. 75% são únicos. De localização preferencial no fundo uterino ou no canal cervical.

Tem sua maior incidência a partir dos 40 anos. Mas pode ocorrer em qualquer faixa etária. Sangram com facilidade, pois é muito vascularização. Podem sofrer necrose, e inflamação. Padrão histológico: hiperplasico, atrófico, funcionais Degeneração maligna em 0,3%

Sintomas:

A maioria não causa sintomas, outros apresentam sangramento irregular, geralmente após relação sexual.

Tratamento:

Retirada da lesão totalmente. A recorrência de recidiva e em torno de 5%(Porreca et. Al).
Geralmente na fase proliferativa. E encaminhar para exame histopatologico. Importante o aspecto histologico com relação ao exame do pediculo quanto ao seu aspecto normal..
Os pólipos com hiperplasia atípica são lesões precursoras de câncer Diagnostico diferencial: devemos fazer com sinequias e miomas submucosos pediculados, hiperplasia endometrial.

Pólipo endocervical

Pólipos endocervicais são projeções da mucosa do canal do colo do útero podendo levar a sangramento vaginal fora do período da menstruação, principalmente pós-relação sexual.
Os pólipos podem se localizar dentro do canal do colo do útero ou na porção externa do colo.
É uma doença benigna sendo baixa a possibilidade de se tornar uma doença maligna, os dados da literatura referem o índice de malignidade em torno de 0,5%.
Os pólipos localizados na parte externa do colo do útero podem ser diagnosticados nos exames preventivos de rotina, e os localizados no canal são diagnosticados e tratados com a histeroscopia. 

Pólipo endometrial

Pólipo endometrial é uma projeção mucosa do tecido que existe no interior do útero chamado endométrio.Acontecem em aproximadamente 10% da população feminina, principalmente a partir dos 40 anos. São umas das causas do excesso de menstruação e do sangramento uterino fora da menstruação, das cólicas menstruais e fora do período menstrual.
A ultra-sonografia transvaginal permite a suspeita diagnóstica na maioria dos casos, e a histeroscopia confirma o diagnóstico e possibilita o tratamento cirúrgico preciso e correto.

Fontes: Portal de Ginecologia e Ginendo.com


Trackbacks

TRACKBACK URL: http://www.e-familyblog.com/trackback/3889

Comentários
re: Polipo
Oi, sim, mas é importante conversar com teu médico, ele vai avaliar qual o tratamento mais adequado. Alê
Escrito por: | 09/04 16:32

Polipo
fiz um exame de rotina endovaginal e o medico disse que tenho 01 polipo com vascularização, tenho 42 anos, estou com medo. isso tem cura?
Escrito por: luciana | 09/04 11:24

re: polipo endometrial
Oi Ana, sempre bom ver qual à orientação do teu médico, pois tb pode depender da extensão do procedimento, mas quando passei por um procedimento semelhante a minha médica me pediu para aguardar uns 15 dias. Alê
Escrito por: | 13/02 11:34

polipo endometrial
fiz uma curetagem dia 10.02.14 para retirada de polipo, gostaria de saber qto tempo tenho que esperar para ter relações sexuais novamente. Obrigada
Escrito por: ana lucia | 12/02 21:34

re: Polipo Endometrial
Oi Lia, eu acho que sim, apesar de não ser muito comum, mas é importante teu médico analisar as imagens para ver se é isso mesmo, talvez ele peça para repetir o exame em outra fase do ciclo para confirmar se é mesmo um pólipo. Alê
Escrito por: | 19/12 13:43

Polipo Endometrial
Há 2 meses fiz uma operação de retirada de 1 polipo endometrial. Hoje fui fazer uns exames de rotina e no diagnóstico apareceu outro pólipo. Isso é possível? O médico que fez a retirada do pólipo gravou a retirada em DVD e eu assisti. Deixou tudo limpinho. Como após 2 meses pode aparecer outro pólipo?
Escrito por: Lia | 18/12 20:33

re: Na ultrasson o no teste beta HCG podem erra e confudir grávidez com pólipo
Oi Elaine, um médico não iria confundir um pólipo com uma gravidez de 3 meses. Quanto as cólicos e desconfortos, é importante retornar no médico e relatar o que vc sente, refazer o exame de urina e ter certeza que já está resolvido. Alê
Escrito por: | 02/12 16:44

Na ultrasson o no teste beta HCG podem erra e confudir grávidez com pólipo
Eu recentemente descobrir que estava grávida de 3 meses e alguns dias, foi um susto pois deixei meu namorado a 3 meses e as nossas relações sempre foram com preservativo, tive alguém mais recente em outubro mais também foi com preservativo e notei que sangrei um pouco, eu menstruei, agosto, setembro e outubro só agora em novembro que falhou meu seio ficou dolorido e enjoos por isso procurei medico fiz o exame beta HCG e deu positivo e a ultra vaginal e ultrassom que mostrou o feto, fiquei mal com muita dor de cabeça(que não passava com remédio)e dor de cólica tive um pequeno sangramento um dia ante e na madrugada antes das dores eu fiquei internada fiz exame de sangue e urina deu que eu estava com infecção urinaria, abomina fiquei alguns dias lá e sai mais continuo sentindo dor de cólicas será que é da gravidez ou é um pólipo/mioma pois já ouvi história de situações parecidas com a minha serem caso de miomas. Me ajude bjs.
Escrito por: elaine | 30/11 2:59

re: Qualquer um dos polipos impossibilita a gravidez
Oi Luiz, os pólipos podem atrapalhar, principalmente se são no útero, não que impeça uma gestação, mas o ideal é que seja tratado para evitar perdas ou outras complicações. Alê
Escrito por: | 07/11 11:11

Qualquer um dos polipos impossibilita a gravidez
Bom dia!! Minha esposa está com polipo, não sabemos qual dos, teremos que perguntar ao médico. Eles impossibilitam a fecundação e uma futura gravidez? Obrigado.
Escrito por: Luiz Dália | 07/11 8:55

re: Histeroscopia cirurgica
Oi Fabiola, pela anestesia, pelo que sei, não há problema de tomar de novo, mas sempre bom perguntar ao médico para vc se sentir mais segura. Quanto a o novo exame, possivelmente o médico vai indicar fazer em um período mais propício do ciclo e usar instrumentos para tentar dilatar o cólo para o procedimento. Para vc se sentir melhor, uma sugestão, anote todas tuas dúvidas e medos e leve para a consulta com o teu médico, assim ele vai te explicar e vc vai ficar mais tranqüila com o procedimento. Alê
Escrito por: | 09/10 12:14

Histeroscopia cirurgica
Bo noite fiz uma cirurgia cirurgica , mas o medico não conseguiu retirar o polipo, devido ao canal estar muito fechado, o Dr. me informou que terei que fazer de novo, estou com medo, pois tomei a rack,e em um espaço pequeno de tempo terei que retornar ao medico para ele marcar de novo, estou com medo e se não der certo de novo? POderia me dar uma luz?
Escrito por: Fabiola Dias | 08/10 23:46

re: Resguardo!
Oi, o médico deve te orientar, mas acho q é mais de vc se sentir bem para ter relação. Alê
Escrito por: | 03/10 18:06

re: retirada polipo
Oi, acredito que não, mas o melhor é perguntar ao teu médico para ver o que ele acha. Alê
Escrito por: | 03/10 18:04

Resguardo!
de quanto e o resguardo , da retirada dos polipos do utero.
Escrito por: | 03/10 9:06

retirada polipo
Oi td bem? na verdade tenho um cirurgia maracada para quatro de outubr, sexta feira, e minha menstracao desceu hj, tem problema tar menstruada no dia da cirurgia?
Escrito por: celma | 03/10 5:38

re: polipos
Oi Fabiane, quando ocorre algum procedimento no útero podem acontecer alterações no ciclo, mas tb pode ser gravidez. O melhor é fazer um teste e procurar teu médico para que ele avalie. Alê
Escrito por: | 02/10 12:24

polipos
Olá, retirei polipo uterino dia 28 de setembro e menstruei 3 dias depois que durou 8 dias e depois disso nao mesnstruei mais hoje dia 01 de outubro so sinto cólicas e nada da menstruação. É normal ou é possível estar grávida logo em seguida?
Escrito por: Fabiane | 01/10 13:58

polipo endometrio
satisfeita por encontrar as resposta de minha pesquisa
Escrito por: marivalda pereira da silva | 27/09 1:27

re: um nodulo pode ser confundido com um polipo?
Oi Patricia, possivelmente teu médico visualizou alguma alteração no exame, mas, pelo que vc descreveu, nada que ele posso já te dar uma certeza de diagnóstico, possivelmente porque é algo muito discreto (pequeno), então não me parece o caso de confundir, e sim de avaliar o que pode ser. Acho que ele vai te pedir para repetir o exame após a menstruação, para avaliar de novo e, se for o caso, te pedir mais exames depois. Alê
Escrito por: | 25/09 14:29

um nodulo pode ser confundido com um polipo?
fiz um ultrassom e o medico suspeita de um polipo mas nao tem certeza. ele disse q meu utero esta com volume normal e q tenho ovarios micropolicisticos e q o provavel polipo esta dentro do utero. pode ser confundido,afinal ele me disse q pode ser outra coisa.
Escrito por: patricia | 24/09 19:33

re: Olá fiz uma ultrassonografia e apareceu que posso ter Pólipo endometrial ou hiperplasia de endométrio eu posso engravidar com este problema?
Oi Cristiane, sim há tratamento, mas é preciso uma avaliação médica pra saber qual. Nem sempre esse problema dificulta a gravidez, mas mesmo que aconteça, com o tratamento será possível que vc engravide. Converse com teu médico, ele vai analisar teus exames e te orientar a melhor forma de tratar. Alê
Escrito por: | 10/09 11:25

Olá fiz uma ultrassonografia e apareceu que posso ter Pólipo endometrial ou hiperplasia de endométrio eu posso engravidar com este problema?
fiz uma ultrassonografia e apareceu que posso o endometrio com espessamento focal que pode corresponder a Pólipo endometrial ou a hiperplasia de endométrio isso é grave e tem tratamento rapido ?eu posso engravidar com isso?
Escrito por: cristine | 09/09 18:42

re: tenho pólipo endocervical e quero engravidar
Oi um pólipo não impede, mas pode dificultar uma gravidez, o melhor é conversar com teu médico que vc quer engravidar para que ele avalie e te oriente. Alê
Escrito por: | 20/07 20:23

re: sangramento vaginal
Oi Rafaele, ligue para teu médico, vê se ele não te indica fazer algum exame pra já levar na consulta que vc tem marcada, ele vai te orientar a melhor coisa a fazer. Alê
Escrito por: | 20/07 20:19

tenho pólipo endocervical e quero engravidar
Olá, tenho pólipo endocervical de 0,6x 0,8cm, também deu no ultra som, coleção anecóica, será que vou conseguir engraviar?
Escrito por: gislaine | 20/07 2:27

sangramento vaginal
olá! tive sangramento vaginal na relação já tive outras vezes mais dessa vez foi muita e continua melando minha calsinha só que não é sangramento mais parece um creme rosado sem cheiro estou preocupada pois a minha consulta que marquei falta ainda 15 dias devo fazer um transvaginal logo estou muito preocupa pois tem 4 anos que não não faço exame
Escrito por: rafaele | 20/07 2:14

re:
Se é só uma retirada de pólipo não deve trazer problemas a uma futura gravidez. Alê
Escrito por: | 10/06 12:35


VOU FAZER A CIRURGIA PARA RETIRADA DO [POLIPO, VOU PODER ENGRAVIDAR DEPOIS DISSO, EU NÃO TENHO SANGRAMENTO
Escrito por: SIMONE RAMOS | 09/06 14:52

re: polipos
Sim, o melhor é tratar os pólipos, assim vai ter mais chances de conseguir. Alê
Escrito por: | 05/06 18:24

polipos
estou com polipos ulteriano vou fazer uma cirurgia de video histerroscopia cirugica possso engravida
Escrito por: regina | 05/06 3:08

Meu polipo saiu espontaneamente.
olá meu polipo saio espontaneamente, estou em repouso, demora quanto tempo em média para cicatrizar? obrigada
Escrito por: Andrea Meireles | 28/05 1:08

re: Polipos + adenomiose + trompas obstruidas
Oi Gisele, claro que é importante um bom especialista avaliar, mas acho que 1o ele vai indicar tratar, possivelmente com uma histeroscopia ou videolaparoscopia, fazer a retirada dos pólipos e tentar desobstruir as trompas, às vezes é possível. Realmente acho que a tua preocupação é válida, é preciso preparar o útero para receber um embrião. Em São Paulo tem vários locais sim, dá uma olhadinha nessa lista que tem aqui no blog que tem outras opções, anunes.e-familyblog.com/note/10996 Alê
Escrito por: | 21/05 12:14

Polipos + adenomiose + trompas obstruidas
Estou tentando engravidar a mais ou menos três anos, porém agora a gineco que cuidava de mim pediu histerossalpingografia que diagnosticou trompas obstruídas, aí fui orientada a procurar outro medico que me orientou fazer Ressonancia Magnetica que acusou adenomiose e na Histeroscopia que realizei hoje 20/05/2013 também descobri que tenho pólipos, o segundo ginecolocolgista já havia me falado que só conseguiria engravidar com FIV(inseminação), porém agora estou muito preocupada, é possível a inseminação mesmo com o meu útero todo coberto por pólipos, além dos outros problemas citados? E em São Paulo existe algum lugar que tenha tratamento a baixo custo, fora o Hospital Perola Bayton
Escrito por: Gisele | 20/05 16:54

re: retirar polipo atrasa menstruação?
Oi, sim, pode acontecer, principalmente se houve raspagem ou descamação do endométrio, camada interna do útero, mas sempre é bom conversar com teu médico. Alê
Escrito por: | 17/05 12:21

retirar polipo atrasa menstruação?
Retirei polipo no dia dez de abril e minha menstruação que havia vindo pela última vez no dia 26 de março ainda não veio. Isso e normal após retirada d polipo?
Escrito por: Fernanda | 17/05 4:43

re:
Olá, pelo laudo está mais característico de pólipo, não há indício de gravidez, mas é importante que teu médico avalie para diagnosticar corretamente. Alê
Escrito por: | 30/04 12:18


MEU EXAME DEU FORMAÇAO DE SOMBRA ACUSTICA COMPATIVEL COM PÒLIPO E AUSENCIA DE SACO GESTACIONAL TOPICO COM MAIS DE CINCO SEMANAS SERA QUE ISSO È GRAVIDEZ OU PÒLIPO?
Escrito por: MICHELLY CASTRO | 29/04 18:23

re: Betahcg positivo, menstruação atrasada e polipo
Oi querida, o pólipo não altera o exame não, vc tá gravidinha sim, parabéns! Agora marque logo o médico para ele avaliar e já iniciar o pré-natal. Alê
Escrito por: | 17/04 21:45

Betahcg positivo, menstruação atrasada e polipo
Fiz um beta deu positivo, minha,menstruação tá atrasada, tenho polipo e cisto no vários direito, esou enjoadaa, tonta, será que estou grávida mesmo ou pode ser o polipo?
Escrito por: Patricia | 17/04 19:55

re: Barriga inchada/polipo
Oi, é preciso ver com teu médico, mas como ele pode causar alterações hormonais, elas podem trazer inchaço em alguns períodos do ciclo. bj, Alê
Escrito por: | 08/04 12:15

re: Por favor me ajudem....Em uma ultrassom o medico pode confundir uma gravidez com um polipo...
Oi Nanny, as chances do médico confundir uma gravidez com um pólipo são remotas e como teu exame deu negativo, o melhor é vc procurar teu gineco para que ele avalie os exames e identifique a causa, se é realmente pelo pólipo ou por alguma alteração hormonal. Nem sempre se tem todos os sintomas com um pólipo, então é imprescindível que o médico que te trata avalie melhor. bj, Alê
Escrito por: | 08/04 12:14

Barriga inchada/polipo
Ola...estou com um polipo endometrial,ja estou fazendo os examos para retirada...so queria tirar uma duvida,pois minha barriga esta muito grande ultimamente,parace inchada sempre,sera que eh por causa do polipo???
Escrito por: LIGIA | 07/04 23:49

Por favor me ajudem....Em uma ultrassom o medico pode confundir uma gravidez com um polipo...
Minha menstruação estava atrasada.E fora do período da menstruação tive várias cólicas.Como estou 02 meses sem ficar menstruada,procurei o medico. ele fez um ultrassom me disse que estou com um polipo.Mas eu não tenho sangramentos fora da menstruação, e nem quando tenho relações com meu marido.Acho bem estranho.Fiz o exame de sangue mas deu negativo.E minha barriga esta inchada, bem estranha.Como estamos tentando ter um bebe,estou com duvidas se isso esta certo...
Escrito por: Nany | 05/04 23:19


colocar um comentário
Nome:


EMail:


Título:


Comentários:

Código:




* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Blog Da Fertilidade à Maternidade no Facebook!



Link-Me!


Parceiros:
* Se vc quer entrar nesse painel, entre em contado!

Da Fertilidade à Maternidade no Facebook



FeedSearch - Feeds RSS e Atom
A service of e-familyblog.com, powered by E-familynet Networks