Temas
Planejando a gravidez
Gravidez
Maternidade
Creche e Educação
Depressão Pós-parto
Endometriose
Minha História
Parto e Pós-Parto
Amamentação
Desenvolvimento Infantil
Fertilidade Masculina
Alimentação do Bebê
Enxoval e Festas
Saúde do Bebê
Variedades
Hormônios
Ovários Policísticos
Mulher e Adolescência
Blog e Promoções
Sono e Rotina do Bebê
Meu outro Blog
Página Principal


Os meus Atalhos
Utilidades (calculadoras, testes...)




Blog Da Fertilidade à Maternidade!

E-familynet.com Ticker
Blog Da Fertilidade à Maternidade!


[30/06 20:19]
Como se conta o tempo de gravidez?

Para os médicos, a gravidez dura 40 semanas.

Mas 40 semanas a partir de quando?

Como na maioria das vezes não dá para saber exatamente que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozóide, os médicos resolveram começar a contagem sempre a partir do primeiro dia da última menstruação.

É claro que você não engravidou no primeiro dia da última menstruação. Mas é a partir desse dia que começa a contagem de 40 semanas. Como a ovulação acontece mais ou menos duas semanas depois do começo da menstruação, na prática a gravidez dura 38 semanas a partir do dia em que o bebê foi gerado. Só que a contagem oficial, dos médicos começa antes mesmo de você engravidar. É esquisito, mas é assim que o padrão foi estabelecido.

Caso você saiba direitinho a data da sua última menstruação (DUM), pode calcular o dia em que as 40 semanas terminam, ou seja, quando é a previsão de nascimento do seu bebê. Exemplo: se sua DUM foi numa 2a feira, todas as 2as vc entra numa nova semana.

E quando a pessoa não sabe a data da última menstruação?

Isso acontece com muita gente, principalmente com quem tem ciclos irregulares. Nesse caso, a solução é fazer um ultra-som, pois no exame dá para medir o tamanho do embrião (ou do saco gestacional), e essas medidas darão uma boa idéia ao médico de há quanto tempo a gravidez começou.

É importante saber que as medidas da ultra-sonografia são mais precisas quanto mais cedo o exame for feito. Nas primeiras semanas (até a 12a), todos os bebês têm tamanhos muito parecidos entre si. Com o ultra-som, o médico dará a você uma data prevista para o parto.

A partir daí, a cada novo ultra-som (US) que você fizer, pode aparecer uma data prevista para o parto diferente. Lembre-se que a mais confiável sempre será a que você obteve primeiro. A partir de 13 semanas, as diferenças genéticas fazem com que os bebês cresçam em ritmos diferentes. É por isso que uns nascem com 4 kg e outros com 2,5 kg, com o mesmo número de semanas (e perfeitamente normais).

Dica: Se você não sabe a sua DUM, e só sabe a data prevista para o parto pelo ultra-som, volte 40 semanas a partir desse dia no calendário para conseguir uma DUM "aproximada/calculada". Ela pode ser útil na hora de fazer exames, por exemplo, quando o laboratório pede essa informação.

Como pela US o tempo de gestação é calculado pelo tamanho do embrião e não só pela data da última menstruação é comum dar diferenca entre o nro de semanas do controle do seu médico com o resultado da ultra

Já sei a data prevista para o parto, mas o que isso quer dizer?

A data prevista para o parto, a chamada DPP, é o dia em que se completam as 40 semanas, ou seja a data provável de nascimento. Mas, a partir de 37 semanas completas, o bebê já não será mais considerado prematuro, se nascer. Dificilmente terá problemas, porque já estará formadinho, e só acumulando gordura para ficar mais forte.

Os bebês não marcam hora para nascer, por isso a partir das 37 semanas você deve ficar de prontidão para ver se tem sinais de trabalho de parto. O problema é que a espera pode ser longa: alguns bebês só resolvem nascer depois das 40 semanas.

Os médicos no Brasil não costumam esperar muito até depois de 41 semanas completas, e dão um jeito de fazer logo o parto. Mas em muitos países é considerado normal a gestação durar até 42 semanas.

E quando me perguntarem de quantos meses estou?

Quase ninguém, exceto suas amigas que já ficaram grávidas, vai querer saber esse número em semanas. Querem saber mesmo em qual dos nove meses da gravidez você está. Um truque para resolver esse problema calcule a DPP e então usar esse dia (digamos, o dia 12) para marcar as mudanças de mês. Desse jeito, o primeiro mês deve se completar mais ou menos com 5 semanas.  Contando com esse truque, um mês antes da sua data prevista para o parto você entra no nono mês, e completa o último mês na data prevista para o parto.

Para quem ainda duvidar do sistema de contagem por semanas, vai aqui a prova numérica: 38 semanas (40 menos as duas de antes da concepção) são 266 dias. Nove meses, fazendo uma média de 30 dias por mês, dá 270. Quase a mesma coisa.

 

 

O meu macete para calcular quantos meses :)

Meninas, essas contas são complicadas, então a forma mais fácil é dividir por 4 e sempre arredondar para cima. Ex. se vc está com 9 semanas, (9/4) = 2,25, então vc tem 3 meses, ou seja, se não der um valor redondo é só somar 1 ;).

Mas para seu médico, para a maternidade e até para o pediatra do seu filho, o que vai importar mesmo é o número de semanas.

Esta tabelinha resume de forma simples como converter as semanas em meses e vice e versa:

Por que se fala tanto em trimestre na gravidez?

Para facilitar, os médicos dividem a gravidez em três trimestres, que têm características diferentes entre si. Como a contagem é em semanas, e não em meses, a divisão fica assim:

- Primeiro trimestre: até o fim da 12a semana de gravidez. É a fase do começo da gestação, do sono, dos enjôos...

- Segundo trimestre: do início da 13a semana até o fim da 28a. Uma fase que costuma ser ótima, boa para fazer compras, investir na vida sexual e até viajar.

- Terceiro trimestre: A partir da 29a semana de gravidez. É quando a mulher fica mais inchada e pesada.

Calculadora do dia do Parto: item nro 14 em http://anunes.e-familyblog.com/list/207/type/2


Calculadora da gravidez(nro de semanas, data da concepção, DPP):

http://www.gineco.com.br/calculadora-de-gravidez/calculo.html

http://www.conhecersaude.com/calculadora-nascimento-bebe.html

http://www.e-familynet.com/pages.php/PT/000/calculator.htm

http://bebe.abril.com.br/ferramentas/calculadora-gravidez/index.php

http://www2.uol.com.br/topbaby/estaticos/home/descubra/3/index.html

Se vc quer informações pelo valor do Beta HCG leia http://anunes.e-familyblog.com/note/10045

Da pra saber o dia em que engravidei?

Saber o dia em que aconteceu a fecundação é importante para algumas mulheres, mas não existe uma fórmula exata para saber o dia da concepção.

O calculo é inexato pois  é feito a partir da data da última menstruação com contagem pela mudança da lua (dez meses lunares).

O cálculo é impreciso, mas ajuda a determinar o período aproximado em que aconteceu a gravidez e, com alguma sorte e ajuda da memória, você pode identificar o dia certo.

Converse com seu ginecologista, ele a ajudará a chegar na data aproximada.

Fonte de pesquisa: http://www.gestantes.net/da-pra-saber-o-dia-em-que-engravidei/


Já curtiu nossa página no Facebook?! Passa lá é 
http://www.facebook.com/DaFertilidadeAMaternidade 

 


Trackbacks

TRACKBACK URL: http://www.e-familyblog.com/trackback/5922

Comentários
re: Data da concepcao
Oi Carla, infelizmente não tem como saber uma data exata, pode-se definir um período provável, as datas que vc informa são muito próximas, muito complicado saber sem um exame de DNA, mas converse c/o teu obstetra, ele vai poder avaliar melhor. Alê
Escrito por: | 02/05 19:41

re: Preciso descobrir quando engravidei
Oi Michely, infelizmente não tem como saber uma data exata, pode-se definir um período provável, o teu obstetra pode fazer esse cálculo com mais exatidão. Alê
Escrito por: | 02/05 19:38

Data da concepcao
Olá! Eu estou com uma dúvida eu tive relacão com um ex no dia 4 de setembro, no dia 6 voltei com o atual namorado e transamos dia 6,7,8 e 9 de setembro. Minha ultima mestruacao ocorreu no dia 26 de agosto, pela minha primeira ultrasson que fiz no dia 28 de outubro deu q eu estava com 9 semanas de gestação sendo que a data provavel do parto será no dia 2 de junho.. Então com todos esses dados quem será o pai do meu filho o ex ou o atual? Obrigado
Escrito por: Carla | 25/04 13:12

Preciso descobrir quando engravidei
Ola minha DPP e 17/08/2014 segundo o US,tem como saber quando exatamente eu engravidei?Por favor me ajudem...
Escrito por: Michelly | 19/04 2:32

re:
Carol, o correto é pelo 1o dia da última menstruação. Alê
Escrito por: | 20/08 18:52


Em dois meses tive relação apenas dia 12-07-13. Só posso ter engravidado esse dia! Posso afirmar que estou com 4 semanas e 6 dias? Ou tenho que contar pelo primeiro dia da minha ultima menstruação?
Escrito por: Carol | 18/08 5:47



Escrito por: | 15/06 23:05

re: ajuda
Oi Raphaela, tem que conversar com teu médico se ele está se baseando na data da última menstruação ou no ultrassom, quanto a contagem de meses, aqui nesse post tem uma tabelinha que pode te ajudar. Alê
Escrito por: | 23/05 12:16

ajuda
pela minha conta eu estava no setimo mês mais pela as conta do medico eu estou entrando no oitavo mês. Me ajuda?
Escrito por: raphaela | 22/05 16:11

re: Ajuda
Oi Juliana, o adequado agora é se basear pela ultra, que faz o cálculo pelo tamanho que o bebê está. Conforme o desenvolvimento do teu bb o médico vai orientar a data adequada do parto. Alê
Escrito por: | 19/05 19:29

Ajuda
Na minha ultra deu 15 semanas, sendo que eu não lembro qual foi o ultimo dia da menstruação. Fico em duvida se estou com 13 ou 15. Me ajuda? Pois eu fiz uma ultra com 10 semanas e depois com 12 semanas e pela as minha contas o bebe nasce em outubro e o medico agora disse que é em novembro.
Escrito por: Juliana | 18/05 4:22

re: saber o dia q engravidei?
Olá, o dia exato não tem como saber, converse com teu médico, ele vai fazer o cálculo do período provável da concepção, aqui em cima tem links para algumas calculadoras que tb podem ajudar. Alê
Escrito por: | 17/05 12:20

saber o dia q engravidei?
minha mestruaçao é disrregulada,no final do mes de novembro eu estava de 8 semanas,qual o dia exato que engravidei??
Escrito por: | 17/05 3:47

re: bebę.
O Cris, se vc quer saber de quantas semanas está, dia o dia 26/12 foi uma 4a feira, é só contar toda a quarta feira 1 semana, e ver quantas semanas até agora. Alê
Escrito por: | 02/05 12:08

bebê.
Não estou conseguindo esclarecer essa tabela.O dia do primeiro dia de minha menstruação foi 26/12/2012.Faz minha contagem.Muito agradecida.Bjus.
Escrito por: Cris | 30/04 2:29


adorei essa tabelinha esclareceu minhas duvidas
Escrito por: barby | 27/04 14:50


* Os comentários foram desativados devido a um problema no sistema! Se quiser entrar em contato envie uma mensagem para nossa Página no Facebook, ou por e-mail anunesbf@gmail.com. :)



* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Blog Da Fertilidade à Maternidade no Facebook!



Link-Me!


Parceiros:
* Se vc quer entrar nesse painel, entre em contado!

Da Fertilidade à Maternidade no Facebook



FeedSearch - Feeds RSS e Atom
A service of e-familyblog.com, powered by E-familynet Networks